Ir para o conteúdo Pular para a navegação principal Pular para o rodapé

História

CARVALHOPOLIS cidade do Sul de Minas Gerais, mantém o charme de cidade do interior e muito acolhedora, cidade cercada pela serra do Arranca Rabo e da Lagoa, possui um povo que cultua os costumes e adoram uma festa popular. Preservam a tradição histórica da praça Monsenhor Dutra no centro, localizada ao redor da igreja matriz a qual o padroeiro é São Sebastião. No mês de julho sempre é realizada a festa do padroeiro onde a população e as famílias se organizam pra promover o evento mais tradicional da cidade e poder receber visitantes de diversos lugares que têm por essa terra um carinho especial. Temos também a festa beneficente do Lar São Vicente de Paula ocorre no segundo semestre do ano com muitas atividades e sempre mantendo as tradições.

Uma cidade que vem se destacando com o maior Festa de Rodeio da região, em comemoração ao aniversário da cidade e realizado desde 1998 com grandes atrações e recorde de público, cada ano se tornando sucesso.

A cidade possui pontos de turismo muito agradável, um deles é o parque Dona Jandira, localizado na entrada da cidade o qual possui lago artificial, espaço para prática de esportes, permite a população e o visitante ter contato com a natureza e poder apreciar o pôr do sol deslumbrante e a paisagem. Por estar localizada no meio de serras e montanhas é muito utilizada para pratica de trilhas e caminhadas ecológicas nas zonas rurais. A cidade está desenvolvendo o turismo, com hospedagem, pesqueiros, restaurantes e no quesito da gastronomia, possui industrias de doces, patês e apiário com produtos maravilhosos e bem conceituados temos também na zona rural produtos caseiros como queijos, cachaça, café especial de excelente qualidade.

Carvalhópolis é mais uma cidade que possuem suas peculiaridades e uma boa opção para quem deseja fazer um passeio diferente no fim de semana, tirar uns dias de descanso ou participar de evento religioso e gastronômico. Em 2023 foi realizado o registro do patrimônio cultural gastronômico “Biscoito com Pernil “integrado ao plano da cozinha mineira no cenário nacional. O Biscoito saiu das cozinhas da roça e conquistou espaço público, e hoje é o mais consumido nos eventos locais. Venha conhecer Carvalhópolis, cidade acolhedora e claro, não esquecendo do sotaque mineiro, que conquista todos os turistas – “Oh trem bom demais da conta”.